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Conheça quais são os 4 pilares do Marketing Digital. Saiba o que você deve ter antes de criar seu anúncio no Instagram, Facebook Ads e Google Ads.
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O marketing digital contempla quaisquer ações desenvolvidas na internet para divulgar uma marca ou produto. E isso envolve o uso de diversos canais online, como páginas web e e-mail, além do acompanhamento em tempo real dos resultados.
A internet já faz parte de nossas vidas. É praticamente impossível pensar em qualquer atividade cotidiana que não tinha sido impactada pela transformação digital. E isso inclui os hábitos de consumo!
Hoje em dia, é cada vez mais comum usarmos a internet para se informar sobre um produto ou serviço, pesquisar preços e até comprar. De fato, 82% dos brasileiros já fez pelo menos uma compra online, de acordo com pesquisa da NZN Intelligence
E o objetivo do marketing sempre foi se conectar com a audiência, conversando com ela no lugar e no tempo certos. Portanto, se você pretende empreender online, precisa estar presente onde o público passa a maior parte do tempo: a internet.
Foi pensando em todo o potencial dessa estratégia que preparamos este artigo. Nele, você vai conferir o que é marketing digital, suas principais estratégicas e como colocar ele em prática em seu negócio.
O que é marketing digital
Podemos definir marketing digital como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial.
Você já sabe que o conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.
Só que o jeito como isso é feito mudou muito ao longo do tempo, acompanhando os avanços tecnológicos e os hábitos da população. Nesse sentido, não dá para ignorar que, atualmente, a uma grande parcela da população está conectada e usa a internet para comprar.
Como o marketing digital surgiu
O marketing digital, como você já deve imaginar, nasceu com a explosão da internet nos anos 1990, quando os computadores pessoais e a conexão discada começaram a invadir as casas de milhões de pessoas.
Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples. A interação entre empresas e clientes era praticamente inexistente e a comunicação era unilateral. Era a chamada Web 1.0.
Por volta dos anos 2000, a tecnologia avançou, o número de internautas aumentou e o marketing digital começou a tomar forma. Foi nessa época que surgiram as primeiras redes sociais e o Google ganhava espaço como ferramenta de busca.
Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.
Teve início a era da Web 2.0, mais participativa e centrada nos interesses da audiência, que vivemos até hoje.
E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje. Ele é a estratégia mais eficiente, já que emprega os canais que o público já utiliza.
1. Mais interatividade com a audiência
Uma das características que fazem o marketing digital ser cada vez mais adotado em relação aos meios de comunicação tradicionais é a interatividade com o público que ele oferece.
Pense bem: uma propaganda em jornal ou um anúncio na TV representam um modelo de comunicação de mão única. A marca transmite uma mensagem, mas não estabelece um diálogo com a audiência.
Com os canais digitais, por outro lado, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre produtos e serviços e compartilhar conteúdos, tudo com um simples toque.
2. Permite segmentar o público com precisão
Um dos maiores problemas do marketing tradicional é que não existe controle sobre quem é impactado por uma campanha. É até possível escolher um jornal ou uma emissora de TV mais alinhada ao perfil do público-alvo da marca, mas isso não garante que essas pessoas terão real interesse no produto ou serviço.
Com o marketing digital, por outro lado, é possível direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas. Ou seja, apenas para aqueles usuários com o perfil ideal para seus objetivos.
Nos canais online, você pode segmentar o público com muito mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo!
Assim, você tem uma campanha mais certeira e que conversa de verdade com o consumidor. E quando seu conteúdo está alinhado aos interesses do público, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.
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