Fale Conosco

Caixinha de Pitacos

Tendências de Marketing Digital que Estão em Alta para 2020.

Marketing

Tendências de Marketing Digital que Estão em Alta para 2020.

Listamos as principais tendências que você deveria investir para ter mais sucesso e conseguir realizar mais vendas na internet este ano.

1. Conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo não é algo novo no mercado, mas é muito utilizado, especialmente quando a internet banda larga engrenou e sites como Youtube cresceram exponencialmente.
Redes sociais como Instagram e Facebook disponibilizam a utilização de vídeos, como o stories, para que as pessoas ou empresas possam se comunicar e interagir com o público.

O conteúdo em vídeo é excelente porque a partir dele é possível condensar uma quantidade enorme de informações, que se fossem passadas para um outro formato, como o texto, ficariam enormes. Pelo vídeo é possível transmitir a mesma quantidade de informação de forma mais dinâmica e até mesmo com mais emoção, fazendo com que o público de identifique mais ainda com o que está sendo passado.

Outra vantagem do vídeo é que ele é muito mais fácil de ser consumido, porque é um formato mais atrativo.

Tipos de conteúdo.

Existem dois tipos de conteúdo que podem ser feitos: o branded content ou conteúdo patrocinado. A caraterística desse modelo é que nele é possível ensinar algo, transmitir uma ideia, gerando engajamento e passando informação de alta relevância para o público.

O outro tipo de conteúdo é o vídeo live, que são transmissões ao vivo, no qual, o público pode interagir ao mesmo tempo, mandando perguntas, comentando, compartilhando, enfim, participando simultaneamente de alguma forma.

As lives podem ser feitas de forma individual pelo Facebook, Instagram, Youtube ou pode-se usar sistemas que integrem todos esses sites para transmitir a live por todas elas ao mesmo tempo.

Para quem costuma ou deseja fazer um webinar, é uma excelente estratégia. E como o público é fragmentado, ou seja, ele não está necessariamente em todas as redes sociais, unificar a transmissão da live, garante melhor alcance.

2. Criação de lista de e-mails

Também não é algo novo no mercado, mas está muito alta para 2020. Pode-se entender que o e-mail é uma propriedade sua, ao invés de outras plataformas, como Facebook ou Instagram que para acontecer a distribuição de conteúdo, depende de vários fatores que não estão no seu controle.

Com a lista de e-mails é possível se conectar individualmente com os clientes, de forma personalizada e você tem total controle para quem irá distribuir seu conteúdo. Até porque para ter os e-mails, a audiência deu ele a você de alguma forma.

Plataformas como Mailchimp e RD Station ajudam você a fazer essa distribuição. E você decide a frequência disso, seja uma vez por semana, por mês ou por ano.

3. Chatbot

A terceira tendência de marketing digital para 2020 é o uso de chatbot por meio de mensagens no Facebook. É comum que os clientes entrem em contato pela rede social para sanar dúvidas acerca do produto ou serviço. E a dúvida de um, pode ser a dúvida de vários.

Perguntas como: Quanto custa? Como funciona? Quanto tempo demora para entregar? Como funciona? São bem comuns e para respondê-las de forma mais ágil e ter um atendimento mais eficaz, e aconselhável usar o chatbot.

Ferramentas como Manychat podem ajudar nessa tarefa de automatizar o atendimento e leva-lo a outro nível. Pela ferramenta também é possível ter feedbacks, disponibilizar treinamentos, entre outras vantagens que farão a diferença no seu negócio.

4. Podcast

Podcasts estão fazendo muito sucesso e pode ser um ótimo aliado para o seu negócio. Mesmo que tenha começado no Brasil entre 2009 e 2010 – inclusive, a Agência Carti teve um chamado SEO Core entre 2011 e 2014 – somente em 2019 que veio o boom e vai continuar tendência por um bom tempo.

Existem podcasts tratando de diversos assuntos, sejam eles sobre negócios, entretenimento, educação, entre outros. E podem ser ouvidos a qualquer momento pelas plataformas de streaming de música.

Um ponto muito positivo do podcast é que a duração pode ser de 30 minutos ou de 2 horas, depende muito no assunto, de quem conduz e do nível de complexidade do tema. Mas o fato é que o formato voltou com tudo e será tendência para o marketing este ano.

5. Quizz interativo

A última tendência, mas não menos importante é o quizz interativo. É uma ótima estratégia para interagir com a audiência.
Existiam algumas plataformas de perguntas e respostas, mas, hoje em dia, redes sociais como o Instagram já disponibilizam a utilização de quizz no stories. O melhor de tudo é que é possível entender melhor o comportamento do público, o que eles querem ou como se sentem.
Interaja com o seu público, conheça-o melhor, poste vídeos, fotos, faça interações e compartilhe. Isso ajuda a criar uma reputação, educar o público e estar mais próximo dos clientes e dos possíveis clientes.

Comente o que achou do conteúdo e das atuais tendências de 2020.
Fique de olho em nosso blog e canal do youtube!

Precisa de Ajuda? Conte com Nossa Consultoria Especializada de Marketing Digital:
https://bit.ly/AgênciaCarti

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

To Top