Fale Conosco

Caixinha de Pitacos

ALCANCE ORGÂNICO CAIU INSTAGRAM E FACEBOOK DIMINUIU FEED STORIES LIVES MARKETING DIGITAL

Marketing

ALCANCE ORGÂNICO CAIU INSTAGRAM E FACEBOOK DIMINUIU FEED STORIES LIVES MARKETING DIGITAL

O alcance orgânico caiu para todos tanto no Instagram quanto no Facebook. Seja post em feed, stories ou mesmo fazendo uma live. Saiba como deixar seu marketing digital da forma correta.

Participe na nossa Tribo Raiz no Telegram
https://www.afonsoalcantara.com.br/telegram

Se você gerencia uma Página do Facebook ou do Instagram, provavelmente notou uma queda na quantidade de fãs que visualizaram suas publicações orgânicas e interagiram com elas nos últimos anos. Esse declínio no alcance orgânico do Facebook veio à tona em 2014, quando os profissionais de marketing começaram a perceber a situação em massa (e reclamar), provocando uma resposta do vice-presidente de Tecnologia de Publicidade do Facebook, Brian Boland.
“Ao longo dos últimos meses, li artigos e respondi a perguntas de muitas pessoas preocupadas com o declínio no alcance orgânico de suas Páginas do Facebook”, escreveu Boland em junho de 2014.

Ele continuou: “Meus colegas e eu no Facebook entendemos que isso tem sido um problema para muitas empresas, e estamos comprometidos em ajudá-lo a entender o que está gerando essa mudança…”

Quais são os dois principais motivos citados por Boland para o declínio no alcance orgânico? Primeiro, há simplesmente conteúdo demais sendo publicado no Facebook e Instagram tornando a visibilidade no Feed de Notícias cada vez mais competitiva. Segundo, o Facebook está deliberadamente tentando mostrar às pessoas o conteúdo que é mais relevante para eles, em vez de exibir todo o conteúdo disponível.

A boa notícia nisso tudo é que há muita coisa que você pode fazer para neutralizar essas mudanças, como ser mais seletivo sobre o que publica, prestar atenção a quando publica e investir dinheiro em suas publicações (conhecido também como impulsionar publicações).

Antes de nos aprofundarmos em como você pode melhorar o alcance orgânico de sua Página do Facebook, vamos explorar exatamente o que aconteceu durante o Grande Declínio do Alcance Orgânico de 2014 e como o Facebook decide qual conteúdo é exibido hoje em dia.

Como (e por que) o alcance do Facebook diminuiu com o tempo
O Facebook define alcance orgânico como “quantas pessoas você pode alcançar gratuitamente no Facebook publicando na sua Página”. Antes de 2012, esse número era muito maior do que é agora.

A partir do momento em que as “fan pages” foram lançadas em 2007, qualquer pessoa poderia criar uma Página para sua empresa ou organização, começar a reunir fãs e publicar mensagens ilimitadas para seus fãs com a suposição de que eles veriam essas mensagens. Mas quando 2012 chegou, os gerentes das Páginas descobriram que apenas uma fração de seus fãs no Facebook, 16% em média, estava vendo as publicações de suas Páginas em seus Feeds de Notícias. E essa fração ficou menor ainda desde então.

Menos pessoas vendo as publicações orgânicas da sua Página no Facebook e Instagram significam menos cliques, comentários e compartilhamentos. E ter menos dessas interações significa menos conversões, leads e clientes. Compreensivelmente, isso incomodou muitos gerentes de Páginas do Facebook. Afinal de contas, por que o Facebook decidiu diminuir a visibilidade das publicações orgânicas?

Mais dinheiro = mais alcance
À medida que o Facebook e Instagram evoluiu mais para uma plataforma de marketing pago do que orgânico, os gerentes das Páginas perceberam que agora precisam pagar por anúncios mais uma vez para alcançar aqueles fãs recém-adquiridos, mesmo que esses fãs tenham aparentemente optado por ver as publicações da marca curtindo sua Página.

Você também pode me encontrar
Instagram ☛ https://instagram.com/afonsoalcantaraweb
Facebook ☛ https://facebook.com/afonsoalcantaraweb
Site empresa ☛ https://wproo.com
Meu site ☛ https://afonsoalcantara.com.br

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

To Top