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MAPA – GESTÃO HOSPITALAR – HOTELARIA E ESTRUTURA HOSPITALAR
QUESTÃO 1
Olá, acadêmico(a) de Gestão Hospitalar!
A atividade MAPA da disciplina Hotelaria e Estrutura Hospitalar, auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando habilidades nos aspectos relacionados a estadia do paciente em seu período de internação, contemplando condições de um ambiente humanizado e com uma boa qualidade de vida, de forma a proporcionar um processo de melhoria e bem-estar ao paciente hospitalizado, lhe proporcionando experimentar o gerenciamento do setor de governança. Cabe esclarecer que a atividade MAPA não esboça nenhum posicionamento político ou social, mas sim informações de um cotidiano hospitalar e que você poderá se deparar em sua vida profissional.
A Hotelaria Hospitalar oferece serviços que estão presentes na hotelaria convencional, adaptados aos hospitais. Dessa forma, engloba as áreas de hospedagem, rouparia/processamento de roupas, governança, recepção, eventos e higienização, como parte do conjunto de serviços da hotelaria.
Em uma pesquisa realizada em 2013, publicada na Revista de Turismo Contemporâneo, participaram do levantamento cinco hospitais da cidade de Natal – RN. No estudo foram analisados três hospitais privados e dois públicos. Os estabelecimentos foram escolhidos por serem de referência na Cidade. Nos hospitais analisados foram observados os mecanismos de controle de satisfação da qualidade dos serviços prestados, onde o melhor questionário elaborado foi do hospital C, apresentando características fundamentais da hotelaria para o aperfeiçoamento dos serviços, como hospedagem, recepção, apartamentos, higienização, dentre outros.
Nesse sentido, o setor de hotelaria hospitalar é responsável por toda a estadia do paciente. Assim, os resultados da pesquisa apontaram que os clientes associam este setor ao presente nos hotéis, onde o serviço de nutrição estaria ligado ao serviço de hotelaria. A hospitalidade nos instrumentos de qualidade dos hospitais analisados estava presente nas variáveis: atendimento, recepção, hospedagem, restaurante, camareiras, dentre outros. O colaborador ao realizar o contato com o cliente necessita ser atencioso, fornecer informações precisas, tratando-o como convidado em seu local de trabalho.
Na pesquisa também evidenciou-se que o cliente define-se como a chave de todo o processo que encadeia uma empresa, valendo ressaltar que, sem a presença do cliente a demanda seria insuficiente, ou seja, não haveria trabalho, não haveria serviço. Sua opinião sobre o produto, como também os serviços que compõe, faz-se de importância significativa para obtenção de resultados positivos.
No caso apresentado temos a aplicação de atendimento humanizado e foco na pessoa, passando a ser visto como cliente e não somente como paciente.
Agora, como parte da ação em sua atividade MAPA, após realizar a leitura do contexto apresentado, coloque-se no papel de Gestor(a) Hospitalar e pense como ocorre os processos de humanização no ambiente hospitalar mediante a implementação do conceito de hotelaria e como garantir nesse cenário o máximo de qualidade para os pacientes/clientes do serviço hospitalar.
1. Após revisar esses conceitos sobre a humanização e a qualidade na hotelaria hospitalar, você pode estar se questionando sobre essa aplicabilidade na vida real. Sendo assim, convidamos você a conhecer a área de hotelaria hospitalar, pode ser uma visita in loco ou uma visita virtual em hospitais que aplicaram esse conceito de hotelaria. Você pode fazer uma pesquisa sobre o tema e assistir o vídeo disponível no link a seguir, o qual mostra objetivamente a prática da hotelaria em um hospital.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DM_k9_YLiVY
2. Após a pesquisa e assistir ao vídeo, ficou mais clara a importância deste tema nos hospitais e como o gestor hospitalar pode atuar para tornar a estadia do paciente mais humanizada e com mais qualidade. Assim, descreva quais são os diferenciais percebidos na implantação desse conceito na hotelaria dos hospitais. Para complementar sua resposta, você pode descrever também um relato de experiência, ou seja, se já presenciou algum ambiente hospitalar que tenha esse conceito implementado e os diferenciais que mais chamou sua atenção.
3. Por fim, pensando como um futuro(a) Gestor(a) Hospitalar e considerando as diferentes estruturas hospitalares que temos em nosso país, elabore um texto dissertativo apresentando os desafios para a implementação de serviços de hotelaria humanizados que proporcionem maior bem-estar e qualidade aos pacientes, desde serviços como alimentação até os custos a serem transferidos para os clientes/pacientes por meio das diárias. Em seu texto, apresente no mínimo 3 e no máximo 5 desafios.
![](https://www.caixinhadepitacos.com.br/wp-content/uploads/2019/05/caixinha-de-pitacos-e-reviws.jpg)