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Como criar (e manter) uma boa equipa de hotelaria e restauração

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Como criar (e manter) uma boa equipa de hotelaria e restauração

Como criar (e manter) uma boa equipa de hotelaria e restauração?

A gestão do departamento de recursos humanos é desafiadora na grande maioria das empresas. Acima de tudo, porque as pessoas são o foco do departamento e, portanto, existe o elemento chamado imprevisibilidade e que, no setor da restauração, influencia de forma significativa os quadros das empresas. Como mitigar então esta influência?
Quando o empresário da restauração pretende construir uma equipa para o seu negócio, a primeira fase é o recrutamento dos candidatos. O problema começa muitas vezes aqui, uma vez que, é necessário fazer trabalho prévio. É fundamental que o empresário defina com exatidão o que pretende dos candidatos para a sua empresa, isto é, quais os valores pelos quais esta se pauta. É importante também definir de forma inequívoca as responsabilidades de cada cargo da contratação, para além é claro, da descrição de funções, embora essa seja aplicada numa fase posterior.
Na fase de recrutamento e seleção de candidatos, antes de mais, é importante conseguir reunir mais do que um candidato para cada vaga a concurso. Desta forma, a empresa pode analisar quais os candidatos mais interessantes e, sendo o caso, avançar com as entrevistas. Durante entrevista, o empresário pode ser tentado a selecionar o candidato pela sua simpatia e capacidade de comunicação. Cuidado! Embora sejam características importantes, principalmente no contato com o cliente, estas devem ser um complemento das competências que vão de encontro às responsabilidades do cargo já mencionadas e aos valores da empresa. É muito importante elaborar um guião da entrevista com questões direcionadas, com o objetivo de identificar os valores dos entrevistados. Um teste prático também pode ser interessante de aplicar durante a entrevista, para comprovar as competências mencionadas pelo candidato. Dependendo dos cargos, deve ser feita uma ponderação entre a habilidade e experiência dos candidatos. Por vezes, o facto de possuir pouca experiência não significa a exclusão do candidato, se for possível suprimir esta lacuna com formação. No entanto, existem cargos em que a experiência é determinante, sob pena de acarretar quebras na produção. No setor da restauração, de uma forma geral, é importante que os candidatos possuam espírito de equipa, entendendo que esta se deve sobrepor ao indivíduo. É essencial também que os candidatos estejam dispostos a seguir processos previamente estabelecidos e ainda, que possuam vontade de aprender e melhorar sempre.
Uma equipa não existe apenas com o recrutamento. Um dos maiores desafios que o setor enfrenta é o da retenção dos funcionários. Esta é a pergunta para 1 milhão: Como reter os funcionários no setor da restauração? Não basta colocar as culpas na conjuntura sem olhar para o que se passa dentro da empresa. Por que os funcionários saem? O que eles procuram? Os valores dos colaboradores vão de encontro aos da empresa? O ambiente entre as pessoas no local de trabalho é agradável? Sentem que a empresa se preocupa com o seu crescimento? O vencimento está de acordo com o mercado?
Esta não é de certeza a solução para todos os problemas do departamento de recursos humanos, mas poderá ser um ponto de partida para a reflexão sobre os desafios que o setor enfrenta a este nível.

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